Servizio recupero dati da RAID
                    
Diálogo de advertência FAT

Advertência de sistemas de arquivo FAT

A recuperabilidade dos arquivos de sistema FAT (incluindo o FAT32) é ruim por causa da sua estrutura inerente. O NTFS (Sistema de arquivos NT) é altamente recuperável e esta discussão não se aplica.

Como um breve resumo:

  • Volumes FAT apagados ou corrompidos: altamente recuperável.

  • Volumes FAT reformatados: inadequadamente recuperável.

  • Arquivos apagados acidentalmente: recuperáveis somente se contíguos.

Arquivos contíguous versus arquivos fragmentados

Um arquivo contíguo é armazenado em um segmento de clusters de discos contíguos. Um arquivo fragmentado é armazenado em vários segmentos desconectados, conectados uns aos outros por meio das Tabelas de alocação de arquivos (FATs).

Um arquivo é geralmente contíguo quando é inicialmente criado, mas se torna fragmentado quando editado. Arquivos estáticos, tais como arquivos de fotos, arquivos executáveis de programas, arquivos PDF somente leitura, arquivos de MP3, etc, geralmente nunca são modificados e permanencem contíguos. Arquivos dinâmicos, tais como pastas de e-mails, documentos do Microsoft Office, arquivos de bases de dados, etc, são geralmente editados e rapidamente se tornam fragmentados.

Arquivos fragmentados podem se tornar contíguos quando um disco estiver desfragmentado usando o Desfragmentador de Discos do Windows. Contudo, um disco não deve ser desfragmentado após os dados já terem sido perdidos. Realizar esta ação pode piorar a situação.

Possibilidade de recuperabilidade

O primeiro segmento pode geralemente ser localizado. Arquivos contíguos somente têm um segmento e podem ser recuperados sem os FATs. Arquivos fragmentados precisam dos FATs de maneira que os segmentos subsequentes possam ser localizados.

  • Volumes FAT apagados ou corrompidos: os FATs estão intactos e os arquivos são altamente recuperáveis.

  • Volumes FAT reformatados: Os FATs são reinicializados, assim os arquivos são inadequadamente recuperáveis.

  • Arquivos apagados acidentalmente: As entradas FAT para os arquivos são redefinidas; de maneira que só os arquivos contíguos sejam recuperáveis.

Observe que quando um volume for reformatado com um sistema de arquivo diferente, a recuperabilidade é basicamente determinada pelo sistema de arquivos original.